Pages

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Eneagrama - Tipo 4: I am the drama queen....


O Quatro gosta de pensar em si como uma criatura única e, quase sempre, o é. Ele busca a beleza, vive imerso em emoções e suspenso em algum lugar entre o passado e o futuro. Ele lembra sempre do passado, rememora cada sentimento, cada dor e mantém a esperança de que será feliz no futuro. Porém, perde o momento presente.

O Quatro tem a sensação de que algo falta em sua vida. Algo que todos têm menos ele e por isso sofre. E quando ele sofre.... o mundo tem que saber. O Quatro busca atenção através do próprio sofrimento. Crê que se souberem o quanto sofre, será amado. Muitas vezes opta por caminhos de vida tortuosos de forma inconsciente.

Quando em crise, o Quatro torna sua vida e a dos que estão a seu redor um turbilhão emocional, um círculo vicioso auto-destrutivo.

Porém quando consegue superar esta necessidade de obter simpatia através do sofrimento, é capaz de compreender os sentimentos dos outros como ninguém mais e expandir sua visão da beleza da vida. O Quatro é também aquele que consegue realmente enxergar as qualidades únicas de cada pessoa.

Quatros famosos: Van Gogh.
PS: Vi a imagem acima no ótimo blog eneagrama-ana.blogspot.com.

6 comentários:

Regina disse...

Simplesmente um trágico, eu sou 4, com certeza, é muito difícil ser 4, mas é assim mesmo, estudo e trabalho muito para evoluir neste 4, mas olha, é quase um jogo de cartas marcadas, quando menos espero lá estou eu dando uma de 4 rsrs.

Kelly disse...

Oi Regina, seja bem vinda!
Olha, de todos os tipos, o 4 me pareceu mesmo ser o mais difícil de ser. É uma vida interior muito intensa e rica, não é mesmo?
Gostei muito do Self Myself. Vou visitá-lo mais vezes, com mais tempo e atenção :).
Beijos.

Francisca disse...

Olá ! Mais um quatro! Hoje estou em mais um momento de drama! Adorei o pormenor do quatro conseguir ver qualidades únicas nas pessoas, nas minhas relações pessoais sou muito exigente, amigos e namorado, mas no fundo por mais que me queixa de cada erro, banalidade, ou paranóia vinda da parte deles, consigo entende-los, puxá-los à razao, fazer com que eles vejam alguma parte do que eu vejo e acredito com tanto afinco, mas isto faz com que às vezes nao saiba desistir das pessoas, daquilo que me faz mal, e continuo a viver no drama do passado, com medo de nao estar a ser justa e totalmente certa, enquanto que o que deveria importar era ser feliz com aqueles que me admiram de verdade acreditando em mim mesma! É duro ser assim , e lá está eu queria muito ser feliz mas nao consigo!!Drama queen!!!!

Giovana disse...

Boa Noite, eu sou um tipo 4 extremamente feliz! Encontrei o meu ser e vivo intensamente e ainda tenho estabilidade financeira trabalhando em algo que amo. Sou terapeuta renascedora e ajudo as pessoas encontrarem seu ser. Boa noite!

Santiago disse...

Parece que o tipo 4 é raro entre homens ou é impressão minha?
Eu sou o tipo 4 e me identifico com grande parte dos traços psicológicos do tipo 3

Santiago disse...

dos traços psicológicos do tipo 4**